Charges



Charges

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.

Origem das Charges

As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje.

Charges são Cartoon?

Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.

Compreensão e interpretação de uma charge


Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Já para interpretar charges - ou qualquer outra forma de expressão visual – exige procedimentos lógicos, atenção aos detalhes e uma preocupação rigorosa em associar imagens aos fatos.

O que significa o termo CHARGE?

O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). Enfim, charge é um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade.

Elementos de uma charge

Das características essenciais do gênero “charge” é a articulação que existe entre diferentes linguagens, especialmente a verbal e a visual. Ao optar por analisar textos humorísticos da mídia escrita (jornais, revistas, etc.), ao mesmo tempo em que fazemos um recorte para um estudo mais detalhado, Das optamos também por analisar os textos imagéticos, ou seja, aqueles que valorizam mais a imagem. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.

Charges no Brasil

É no período do Império que as charges chegam ao Brasil. Ocorrem as primeiras publicações em 1837 e as mesmas adquirem força em 1840 na capital do Império, a cidade do Rio de Janeiro. Em 1868 o imigrante italiano Ângelo Agostini cria a que seria considerada a primeira história em quadrinhos do país: As Aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma Viagem a Corte que foi publicada nas revistas Vida Fluminense, O Malho e Dom Quixote. Agostini caracteriza os personagens como caipiras que chegaram à cidade vivendo em um mundo que vive à margem da configuração da Corte, hegemônica no período.
 

Charges.com.br

Charges.com.br é um portal de humor brasileiro, criado em fevereiro de 2000 pelo cartunista Maurício Ricardo Quirino. É conhecido por suas "charges animadas", feitas com o programa Macromedia Flash. Devido a seu sucesso, as charges chegam a ser exibidas em emissoras de televisão, como a Rede Globo.  O site foi criado em 2000, sendo mais tarde comprado pelo antigo portal Zip.net. Maurício Ricardo passou a fazer charges exclusivas para o Domingão do Faustão (Rede Globo) e para o Programa do Ratinho (SBT).
Em 2002, o site foi comprado pelo portal Globo.com. No ano seguinte, passou a fazer parte do portal Universo Online (UOL).
Em 2005, Maurício Ricardo cria charges exclusivas para o reality show Big Brother Brasil e, no mesmo ano, cria a abertura do seriado Sob Nova Direção, junto com Fernando Duarte. As charges sobre o escândalo do mensalão levam o Charges.com. br a receber uma matéria na revista Veja e a uma entrevista com o cartunista no Programa do Jô.
Em 2006, o programa Esporte Espetacular passa a exibir semanalmente charges ligadas ao esporte.
Em 2008, o programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, inaugura um quadro com charges criadas através de cartas dos telespectadores narrando fatos engraçados do cotidiano.


Principais Chargistas Brasileiros

Os principais chargistas brasileiros são: 
*Glauco Villas Boas, cartunista da Folha de São Paulo, nascido na cidade de Jandaia do Sul, estado do Paraná, faleceu aos 53 anos, no dia 12 de março de 2010, assassinado junto com o filho numa tentativa de assalto em sua casa, local que também funcionava como comunidade religiosa, na cidade de Osasco. Desenhista de grande talento iniciou seu trabalho autoral no início da década de 70.
*Maurício Ricardo Quirino é um chargista, cartunista brasileiro e músico. Foi criado em Uberlândia, em Minas Gerais. Foi baixista e jornalista. É o roteirista e desenhista do site Charges.com.br, que iniciou por diversão. Quando o site começou a dar lucro, abandonou um emprego em um diário de Uberlândia. Hoje, além de desenhar e animar, ele dubla e toca a música de fundo das charges apresentadas no site. Atualmente ele também faz charges para a rede globo para programas como big brother brasil e o mais você.
*Ziraldo Alves (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.